Existem casos em que a cirurgia plástica frustra o paciente e os resultados não ficam satisfatórios. Surge, então, a dúvida: será possível retocar? Esse é o caso de muitas mulheres que realizam procedimentos como o aumento das mamas ou a retirada de gordura da barriga com a lipoaspiração.
Há muitos fatores que podem explicar a insatisfação com a cirurgia plástica, mas o retoque é sim uma solução para reverter o problema. Mesmo que você faça a intervenção com o melhor médico da região, pode acontecer de o resultado não te agradar. A forma como nosso organismo reage também interfere nesse processo. Em geral, o retoque é necessário em situações de intercorrência que compromete o resultado, seja por descuidos no pré ou pós-operatório por parte da paciente, que descumpriu recomendações, ou consequências patológicas e problemas na cicatrização.
Vai ser necessário pagar pelo retoque, mas existem dois cenários: o primeiro é praticado por cirurgiões que já incluem o valor de retoque no custo total da cirurgia inicial, assim não será necessário pagar nenhum extra. Porém, o paciente não sabe disso, estratégia que faz com que todo paciente pague um valor mais alto, mesmo se não precisar do retoque. Você paga, assim, de forma indireta antecipadamente.
O segundo cenário considera essa prática inadmissível, por isso o retoque nunca é incluso o valor inicial da cirurgia. A paciente irá, então, arcar com custos dos serviços terceirizados, mas sem a cobrança dos honorários médicos e da clínica, mesmo em casos de descuido no pós-operatório. Porém, há casos em que o médico não irá aconselhar o retoque, como expectativas irreais do resultado, alterações corporais devido à gravidez, ganho de peso ou efeito sanfona.
Há, normalmente, 3 prazos diferentes no retoque da cirurgia plástica, variando conforme o procedimento:
- Na maioria das cirurgias, após 4 ou 6 meses é possível avaliar o resultado final. Se houver indicação de retoque, a paciente tem até 10 meses para realizar o procedimento, contando o dia da cirurgia.
- Na lipoaspiração, o resultado já aparece em aproximadamente 2 meses após a recuperação. O prazo de retoque é de até 6 meses, não sendo indicado se a paciente tiver operado acima do peso ou tiver ganhado alguns quilos a mais.
- Quando ocorre rejeição da prótese da mama ou contratura capsular, o retoque deve ser feito em até 2 anos.
Os prazos podem variar dependendo da clínica, mas sempre são descritos no contrato entregue para a paciente. A possibilidade do retoque exige uma boa conversa com o médico que realizou a cirurgia. Se ele concordar com a necessidade, atenderá a sua solicitação. Fique atenta aos prazos sinalizados e sempre siga todas as recomendações médicas.