As mulheres sabem que, depois dos 30 anos, um dos maiores vilões da autoestima é o bigode chinês. Esse é um sinal de envelhecimento bastante comum, mas que pode causar incômodos. A boa notícia é que os sulcos formados entre o nariz e a boca podem ser tratados com segurança e eficiência, permitindo o rejuvenescimento dessa área do rosto.
Mas afinal, o que é o famoso bigode chinês? Nome popular para o sulco nasogeniano, é um tipo de ruga que fica ao redor da boca, iniciando no nariz e se prolongando até os cantos dos lábios. Essa é uma das marcas de expressão que mais afetam as mulheres, pois confere um ar cansado à face. Em geral, começa a aparecer depois dos 30 anos,mas há pessoas que apresentam os sinais ainda mais cedo, devido a fatores genéticos e externos.
Apesar de causar desconforto por causa do impacto estético, o bigode chinês não é um problema de pele. Os principais motivos para o seu aparecimento são o envelhecimento natural da pele devido à perda de gordura e ao desgaste de colágeno, a atrofia dos músculos e os hábitos individuais. Exposição prolongada ao sol, tabagismo, excesso de açúcar, problemas no sono, poluição e alimentação desequilibrada podem acelerar o surgimento dessas marcas de expressão. A prevenção, por isso, ocorre com a adoção de cuidados como o uso do filtro solar, manter a hidratação da pele e evitar o fumo.
Os principais tratamentos disponíveis variam de acordo com a idade, o tipo de pele, a profundidade das marcas de expressão e os fatores de saúde. As opções incluem:
- Cremes anti-idade: fortes aliados na prevenção do bigode chinês, pois aumentam a produção de colágeno.
- Peeling facial: aplicados em casos nos quais as marcas de expressão ainda estão finas. Consiste no uso de ácidos como o retinoico e o tricloroacético para melhorar o aspecto do bigode chinês.
- Preenchimento facial: utilizado tanto em casos de linhas mais superficiais quanto para vincos profundos. Geralmente, é aplicado o ácido hialurônico, com resultados que duram de nove a dezoito meses.
Cada um dos tratamentos exige a avaliação do médico responsável para identificar a melhor opção conforme o caso. Os resultados garantem melhora na autoestima e mais confiança ao paciente. É importante esclarecer todas as dúvidas e realizar todos os cuidados indicados pelo profissional.