É isso mesmo que você leu: a cirurgia plástica deve ser realizada somente pelo cirurgião plástico, profissional capacitado e com a formação necessária para exercer esse trabalho. Com o aumento da procura, muitas pessoas têm se deparado com serviços de medicina estética, que não são a mesma coisa.
Um cirurgião plástico é um especialista formado em Medicina (6 anos de duração), que realizou Residência Médica em Cirurgia Geral (2 anos) e Residência Médica em Cirurgia Plástica (3 anos). Após 11 anos de formação, é submetido a uma prova, realizada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para atuar nesta área com a devida certificação e competência. O cirurgião estético, por sua vez, é o médico de qualquer outra especialidade, mas que se propõe a executar cirurgias plásticas. Só que essa especialidade é diferente: não é reconhecida pela Associação Médica Brasileira e o Conselho Federal de Medicina.
A maioria das complicações relatadas durante procedimentos cirúrgicos e minimamente invasivos estão associadas com profissionais não habilitados. Por isso, é importante sempre checar o currículo, a experiência e as credenciais do profissional escolhido. Verifique se ele é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e se tem conhecimento para executar o procedimento que você deseja.
Conheça nosso espaço e agende sua consulta para uma avaliação completa e personalizada. Aqui, você tem a garantia de que sua cirurgia plástica é com cirurgião plástico competente e especializado.
⠀