As mulheres se incomodam muito com celulites e estrias, que representam queixas bastante comuns nos consultórios médicos dermatológicos.
Apesar de não serem questões que apresentam riscos à saúde do paciente por si só, são incômodos que podem atrapalhar a autoconfiança e a afetar a percepção corporal.
Tanto a celulite quanto as estritas podem ser ocasionadas por diversos fatores diferentes, sendo importante compreender o que são cada uma dessas condições e como se desenvolvem. Quando falamos de celulites, é importante compreender que são acúmulos de gordura e água, que fazem com que as células fiquem cheias e endurecidas, provocando desníveis no local onde surgem. A aparência é, então, de furinhos indesejados, devido às alterações no tecido gorduroso sob a pele, afetando a microcirculação e aumentando o tecido fibroso.
Apesar de não ser considerada uma condição médica, a celulite afeta consideravelmente a autoestima de muitas pessoas. Existem fatores que se relacionam ao provável surgimento da celulite, como o excesso de peso, o consumo de tabaco, o estresse, a alimentação não balanceada, a falta de exercícios físicos e a poluição.
As estrias, por sua vez, são cicatrizes formadas quando há a destruição de fibras elásticas e colágenas da pele, sendo causadas geralmente por um estiramento da pele, podendo coçar e arder, mas não costumam apresentar sintomas no seu aparecimento. Normalmente, as estritas são consequência do aumento do volume corporal, como no caso da gravidez, aumento de peso, colocação de próteses mamárias ou devido a fatores hormonais. Celulite e estrias estão ligadas a mudanças no corpo da mulher, por isso não existe uma maneira 100% eficaz para evitar que elas surjam. Porém, alguns cuidados permitem fazer com que as marcas sejam menos aparentes. Para isso, é recomendado que o paciente tenha hábitos saudáveis, busque evitar o consumo de bebidas alcoólicas e tabaco, faça exercícios físicos e mantenha uma boa alimentação.
Os principais tratamentos existentes para combater estrias e celulites consistem em:
- Celulite: cremes, endermologia, radiofrequência, mesoterapia, carboxiterapia.
-Estrias: peeling, laser de CO2 ou luz pulsada, dermoabrasão, intradermoterapia.
Agende sua avaliação na Clínica Roberto Arena e vamos conversar!