Muitas pessoas ficam em dúvida sobre realizar ou não um procedimento de cirurgia plástica. Existem muitas informações falsas circulando, o que pode causar receio nos pacientes. Pensando nisso, listei 5 fatos que você precisa saber sobre esse assunto, a fim de desmistificar algumas ideias equivocadas sobre a especialidade. Confira abaixo!
1. Cirurgia plástica vai muito além da estética
Várias pessoas acreditam que a cirurgia plástica serve apenas para o embelezamento, modificando questões supérfluas. Porém, as cirurgias plásticas também podem ser indicadas para o tratamento de problemas que afetam diretamente o bem-estar do paciente. Certas modificações como o tamanho dos seios e as disfunções nasais podem comprometer significativamente a autoestima e a qualidade de vida do paciente, causando problemas sociais e de saúde, como dores nas costas no caso de seios excessivamente grandes e de obstrução nasal quando ocorre desvio de septo.
2. Cada pessoa é totalmente única para o cirurgião.
É frequente a procura por cirurgias plásticas para ficar parecido com uma celebridade. Na verdade, qualquer procedimento estético deve ser realizado com responsabilidade: a avaliação do cirurgião plástico é totalmente individualizada e única para cada pessoa, levando-se em conta as características e as necessidades exclusivas do paciente.
A cirurgia plástica não existe para deixar o paciente parecido com alguém, mas sim para buscar a sua melhor versão respeitando os seus traços próprios. É função importante do cirurgião plástico orientar o paciente sobre as soluções mais adequadas.
3. É possível conquistar resultados naturais
O medo de resultados exagerados pode ser o principal fator que impede uma pessoa de realizar a tão sonhada cirurgia plástica. A grande verdade é que é possível conquistar resultados extremamente naturais. Para isso, é fundamental buscar a indicação correta de determinada técnica. O cirurgião deve analisar toda a estética do paciente para proceder com a indicação correta e capaz de obter o melhor resultado.
4. Procedimentos são seguros
Frustrações quanto às possíveis falhas de expectativas, dúvidas sobre anestesia e risco de complicações e cicatrizes são alguns dos assuntos que os pacientes temem. Entretanto, as cirurgias plásticas atuais são seguras. O avanço tecnológico combinado ao investimento em pesquisa possibilitou a criação de novas técnicas que permitiram a aplicação da anestesia com muita segurança. O tempo de cirurgia também é levado em conta para garantir segurança, sempre respeitando todos os protocolos contra infecções. O ambiente de realização também deve ser equipado devidamente.
O período pós-operatório também traz incertezas, pois exige repouso e pode impedir o retorno às atividades diárias. Na recuperação, é comum que haja complicações como inchaço, hematomas e sangramentos. Basta seguir rigorosamente as recomendações médicas e manter contato frequente com o cirurgião plástico, em caso de qualquer dúvida.
5. Certifique-se da qualificação do cirurgião plástico
A ampla formação, experiência e especialização do cirurgião são muito importantes para trazer confiança na hora de realizar a cirurgia plástica. Eu ,por exemplo, sou médico graduado pela Pontifícia Universidade Católica do RS. Cumpri programa de Residência Médica em Cirurgia Geral e, a seguir, em Cirurgia Plástica, sendo qualificado como especialista por esta Sociedade Brasileira.
Confira aqui o meu currículo completo e agende sua consulta para conversarmos sobre as suas necessidades, buscando, em conjunto, as melhores soluções personalizadas ao seu caso!