Depois dos 40, a gente sabe: os incômodos com o envelhecimento começam a se acentuar. As famosas “papadinhas” são uma das principais queixas e surgem principalmente no pescoço e rosto.
A cirurgia plástica é uma importante aliada para combater esse desconforto, contribuindo na melhora da autoestima. As pálpebras superiores, em conjunto com a região inferior da face, logo começam a mostrar os sinais do envelhecimento facial. Quando as papadas ao redor da boca começam a ser predominantes, inicia-se a guerra contra o espelho. Nesse caso, está na hora de procurar ajuda. Tecnicamente, o procedimento é conhecido como ritidoplastia do terço inferior da face, lifting do pescoço ou mini lifting com cicatrizes reduzidas.
Mas o que explica o aparecimento dessas papadas? Na verdade, são causadas pela flacidez dos ligamentos profundos do rosto. A região sofre movimentação constante, já que está perto da boca, o que causa flacidez de pele adjacente. Assim, há aumento de um espaço chamado de pré-massetérico, que será ajustado na cirurgia plástica para melhorar a flacidez. O procedimento é parecido com o lifting facial, e a cicatriz fica localizada no sulco em frente à orelha, pouco aparente. É realizado um pequeno deslocamento por onde essas estruturas vão ser reposicionadas e tracionadas.
Pessoas mais jovens e que se queixam da papada podem também realizar a cirurgia plástica, normalmente associada com a bichectomia.Como não é necessária uma ressecção muito grande de pele, mas apenas um reposicionamento dos ligamentos profundos, os resultados ficam bem naturais, independente da faixa etária. Os contornos são restaurados, com linhas da mandíbula e pescoço mais atraentes e bem definidas.