Estão cada vez mais comuns os casos de complicação por causa de uma cirurgia plástica realizada incorretamente. Há pacientes que, inclusive, acabam perdendo a vida, como foi o caso da influenciadora Liliane Amorim, após realizar uma lipoaspiração. Porém, existem algumas regras básicas que ajudam a prevenir problemas no futuro, garantindo maior tranquilidade e segurança ao paciente. É preciso ter muita atenção para que o sonho não se transforme em um pesadelo. Por isso, confira nosso passo a passo!
1. Cuidado ao escolher o profissional: verifique criteriosamente a formação do cirurgião plástico. Ele deve ser especializado na área, com certificado de membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e experiência no procedimento escolhido.
2. Analise o local em que será realizada a intervenção: assegure-se de que o local será credenciado, capaz de oferecer as condições ideais para realização do procedimento, com estrutura para casos de emergência e todo o conforto necessário no pré e pós-operatório.
3. O barato sai caro: tenha atenção caso o procedimento seja muito barato. Não acredite em tudo que é vendido ou exibido nas redes sociais. É necessário checar as referências do cirurgião plástico. Nada de realizar uma cirurgia plástica só porque uma influenciadora recomendou, certo?
4. Transparência na relação médico e paciente: ao longo das consultas, o cirurgião deve preparar o paciente física e mentalmente para a intervenção cirúrgica, que envolve expectativas. É obrigação do profissional falar dos riscos envolvidos, solicitando todos os exames pré-operatórios para averiguar o estado de saúde do paciente. Além disso, ele deve sempre orientar em relação aos resultados que podem ser alcançados.
5.Acesso fácil ao médico: confirme se o cirurgião plástico poderá recebê-lo e acompanhá-lo de perto em todas as consultas do período pós-operatório. É muito importante ter um contato direto em casos de emergência.
Gostou das dicas? Agende sua avaliação e vamos conversar!