O sonho de muitas mulheres é colocar a famosa prótese de silicone: seios simétricos, empinados e bonitos valorizam o corpo para muitas mulheres, contribuindo na melhora significativa da autoestima. Porém, essa intervenção requer cuidados específicos, como procurar um cirurgião plástico confiável e experiente, além da necessidade de seguir todas as medidas indicadas antes e depois da cirurgia.
A mamoplastia de aumento é feita, em geral, para aumentar o tamanho, contorno e aparência dos seios, sendo realizada por meio de implantes que podem variar a técnica de inserção:
- Subpectoral (sob o músculo do peito);
- Subglandular (abaixo do tecido mamário);
- Dual Plane ou Plano Duplo ((implante colocado parcialmente sob o músculo e parcialmente sob o tecido mamário).
Essa cirurgia costuma ser indicada para mulheres com mamas pequenas ou assimétricas, na cirurgia de mastopexia quando se preenche o volume perdido e na reconstrução mamária em pacientes que trataram o câncer de mama. No momento de determinar o volume da prótese,o cirurgião plástico analisa toda a estrutura física da paciente, bem como seus objetivos. Algumas desejam resultados mais naturais e outras maior projeção, definição do colo e volume. Isso será levado em consideração, ressaltando-se que as próteses com volumes maiores são aconselhadas se a mulher é capaz de suportar esse peso, com tórax e quadril largos, além de estatura elevada.
Antes de iniciar a cirurgia em si, a paciente será marcada nos pontos de referência e locais de corte, checando-se também o tamanho das próteses solicitadas. A operação é feita com anestesia geral e pequena incisão em torno da aréola, na parte inferior da mama ou mesmo na axila. Ao final, o médico faz a revisão da hemostasia e drena os líquidos que se acumularam no organismo, a fim de evitar complicações. Por fim, é feita a sutura para fechar o corte. O tempo de duração é de cerca de 1 hora, com internação de 1 dia.
Ao longo das consultas de avaliação, verifique se todos os exames serão solicitados pelo cirurgião plástico, etapa muito importante para avaliar a saúde do paciente e, a partir daí, iniciar os preparativos para a cirurgia plástica. Entretanto, existem recomendações gerais anteriores à mamoplastia de aumento, como a suspensão do uso de remédios anticoagulantes, parar de fumar ao menos 1 mês antes da cirurgia, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e a exposição solar.
É essencial que o paciente tenha sempre todas as suas dúvidas esclarecidas. No pós-operatório, também será importante aderir a todas as prescrições do médico, evitando esforços físicos, utilizando sutiã especial, mantendo a hidratação e alimentação saudável. Agende já sua avaliação conosco e vamos conversar!