Promo Instagram Square Post   2021 03 17T171210628

Muito além da estética: quando a cirurgia reconstrutiva transforma vidas

Não é apenas uma questão de vaidade: a cirurgia plástica reconstrutiva auxilia a resgatar a autoestima de pessoas que vivenciaram situações traumáticas, desde acidentes de trânsito até queimaduras graves e casos de câncer. A especialidade foca na queixa apresentada pelo paciente, avaliando a viabilidade da cirurgia conforme o estado de saúde.

 

Para quem sofreu queimaduras, por exemplo, o atendimento costuma seguir um padrão. Nas primeiras consultas, verifica-se o grau da lesão e sua extensão, bem como o comprometimento na vida da pessoa. Quando são de segundo grau profunda ou terceiro grau, o corpo não tem a regeneração. É neste momento que o cirurgião plástico entra em cena, quando passará pelo processo de remoção de tecidos desvitalizados, recebendo o novo enxerto de pele. Já pessoas que sofreram traumas e acidentes, que afetam principalmente membros inferiores e podem comprometer a pele e integridade física, às vezes não é possível fazer o fechamento primário da pele. Para esses casos, é essencial realizar a cirurgia plástica

 

Outra situação comum da cirurgia reconstrutiva é quando o câncer de pele é vencido. A atuação para reparar possíveis lesões que ficaram com a retirada de um tumor costuma ser em conjunto com dermatologista. O cirurgião plástico, ao fazer a retirada da lesão, pode já reconstruir a pele em uma única cirurgia. Após o câncer de pele, o de mama é o tumor mais comum na população brasileira, e a reconstrução da mama irá depender de fatores como tamanho e localização do tumor. Casos em que há necessidade de retirar completamente a mama têm assegurado por lei a reconstrução mamária, coberta pelo SUS (Sistema Único de Saúde) ou pelos planos de saúde. 

 

Em geral, o procedimento de mastectomia radical exigirá o cumprimento de três etapas: a reconstituição do volume com tecido do paciente ou com prótese, a simetrização das mamas e, finalmente, a reconstrução da auréola, procedimento realizado por meio de enxerto ou micropigmentação. A cirurgia plástica reconstrutiva permite, assim, recuperar a qualidade de vida ao paciente, aproximando-o do aspecto mais natural possível.

 

Quer saber mais? Agende sua avaliação para verificarmos qual o melhor procedimento ao seu caso e se está tudo bem com o seu organismo. Sempre é tempo de conquistar uma nova autoestima. 


Imprimir