A lipoaspiração de alta definição, também chamada de lipo lad, proporciona o aspecto desenhado do músculo reto abdominal, definindo um melhor contorno. É indicado para pacientes com gordura localizada e que não conseguem reduzir medidas de outra maneira. A técnica aplicada é semelhante à lipoaspiração convencional, que consiste em retirar o excesso de gordura por meio de um aparelho de sucção ou seringas, deixando sobressair o desenho do músculo.
A lipoaspiração nunca é um tratamento para a obesidade e não substitui a adoção de hábitos saudáveis e a prática de exercícios físicos. A duração do procedimento varia de 1 a 3 horas, dependendo da quantidade de gordura que será lipoaspirada. A anestesia aplicada poderá ser peridural ou local com sedação ou geral. As cicatrizes são praticamente imperceptíveis, com a melhora do contorno corporal ocorrendo após a diminuição do inchaço e da retenção de líquidos. O ganho de peso poderá comprometer os resultados da operação, por isso é recomendado a manutenção do peso. Serão necessárias sessões de drenagem linfática e uso de cinta modeladora no pós-operatório. Com um profissional confiável e experiente, os riscos do procedimento são mínimos.
Já o enxerto de gordura no glúteo consiste em aumentar e remodelar o bumbum por meio da injeção de gordura da própria paciente, coletada por meio de uma lipoaspiração. Uma das complicações dessa cirurgia acontece justamente quando não há gordura suficiente a ser retirada. O procedimento costuma ser feito com anestesia peridural com sedação ou anestesia geral, durando cerca de duas horas.
Muitas pessoas acreditam que a gordura será injetada na parte inferior do bumbum quando, na verdade, o enxerto é aplicado no quadrante superior das nádegas, permitindo que ganhem mais projeção para um contorno mais atraente. O pós-operatório costuma apresentar inchaço e manchas arroxeadas, que desaparecem em cerca de um mês. Uma das principais desvantagens desse método, quando comparado às próteses de silicone, é que os resultados são muito menos previsíveis: cerca de 30% da gordura injetada acaba sendo reabsorvida pelo organismo. Para minimizar esse risco, o cirurgião plástico costuma injetar uma quantidade maior de gordura, já pensando na provável diminuição de volume que ocorrerá. Além disso, é muito importante utilizar cânulas de um calibre menor, que previnem a danificação de células adiposas.
Os cuidados pós-operatórios são fundamentais para uma boa recuperação,e a paciente deve evitar dormir de bruços e utilizar cinta compressora.Tanto na lipo lad como no enxerto de gordura no glúteo, o cirurgião deve adotar cuidados para minimizar riscos, aumentando a segurança do paciente. Esses cuidados incluem parâmetros técnicos e um conhecimento profundo da saúde do paciente. Nessas horas, a experiência e habilidade do profissional farão toda a diferença. Desconfie de promessas e sempre se certifique de que o cirurgião plástico é confiável e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Foto: Divulgação/Instagram