Design Sem Nome   2021 07 06T143114064

Cirurgias estéticas realizadas por dentistas:

até que ponto são permitidas? 

As cirurgias estéticas realizadas em consultórios odontológicos estão causando uma briga entre médicos e dentistas. Afinal, quem está autorizado a executar esses procedimentos? O que é crime por exercício ilegal da medicina? A partir de todos esses questionamentos, o Fantástico elaborou uma reportagem especial sobre o assunto.  

Você já escutou as palavras “rinomodelação definitiva”, “new nose”, “nose job level five”? Esses são tratamentos que inexistem na literatura médica, mas que têm sido espalhados pela internet e atraído muitas pessoas. No programa, foi contada a história de Ludmila Delfino, nutricionista que desejava afinar um pouco o nariz, mas não o suficiente para uma cirurgia plástica. Assim, recorreu a um dentista. O procedimento, que era para ser rápido, levou mais de três horas. “Com sete dias, não passava cotonete no buraco das minhas narinas. Quando começou a desinchar o nariz, foi o momento em que ele começou a fechar na inspiração. O meu nariz não era mais útil para respirar”, conta a nutricionista.

 

Após um ano da operação, Ludmila está em tratamento com uma junta formada por otorrinolaringologista, dermatologista e cirurgião plástico, além de acompanhamento psicológico. Mas por que ela escolheu um profissional da odontologia no lugar de um cirurgião plástico? Em 2016, o Conselho Federal de Odontologia publicou uma resolução que permitiu aos dentistas aplicar toxina botulínica e outros preenchedores faciais em pacientes. Também delimitou uma área anatômica, do osso hioide, na base da garganta, até o ponto násio, onde ficam os ossos do nariz. 

 

Três anos depois, uma nova resolução do Conselho Federal de Odontologia reconheceu a harmonização orofacial como especialidade odontológica, sendo um requisito para a sua realização um curso com carga horária de 500 horas. O Conselho Federal de Medicina não concordou com a resolução, abrindo um processo pedindo a sua suspensão. Porém, a liminar foi indeferida. A partir disso, o número de procedimentos estéticos oferecidos por dentistas cresceu consideravelmente. 

 

É importante que se atente para o fato de que esses dentistas estão autorizados a aplicar especificamente toxina botulínica e preenchedores faciais. Não são procedimentos cirúrgicos. Por isso, atente-se e sempre consulte um cirurgião plástico de confiança, certificado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). 


Imprimir