A maioria das pessoas pensa em cirurgia plástica como uma reparação estética. Porém, essa especialidade vai muito além disso: é fundamental para recuperar a uniformidade e, em alguns casos, até mesmo a funcionalidade de alguns órgãos.
Nesses casos, a cirurgia é chamada de reparadora ou reconstrutiva, ainda que seja difícil definir os limites entre estético e reparador, já que ambos estão relacionados. Podemos dizer, em geral, que a cirurgia reparadora é recomendada em casos de acidentes, deformidades congênitas ou adquiridas e após a recuperação de determinados tipos de câncer. Assim, o cirurgião plástico especialista nesta área promove desde pequenas correções até grandes reconstruções, visando sempre à reabilitação associada aos melhores resultados estéticos.
Esse procedimento costuma ser aplicado nas seguintes situações:
- Deformidades adquiridas: são as alterações em membros ou na pele em decorrência de traumas, doenças e processos cirúrgicos. A cirurgia plástica reparadora funciona como correção funcional e também da aparência, independente do local afetado.
- Acidentes como fraturas da face e queimaduras.
- Doenças como o câncer de pele e mama, assim como grandes tumores que podem levar à perda de grandes áreas de tecido.
- Processos cirúrgicos: o paciente pode se deparar com cicatrizes patológicas, como queloides. Esse defeito precisa de intervenções, e a cirurgia plástica reparadora é bastante comum a esses casos.
- Processos infecciosos: algumas infecções levam à morte tecidual, ocasionando modificações na composição e aparência do membro atingido.
A cirurgia reparadora desempenha um papel fundamental para reconstruir o membro afetado A correção possibilita o retorno da autoestima e inclusive a reintegração da pessoa à sociedade, já que o bem-estar volta a predominar. A técnica que será aplicada dependerá do tipo de deformidade, origem, extensão, histórico do paciente e possíveis comorbidades associadas. Para uma cirurgia reparadora de sucesso, você deve contar com um profissional capacitado e experiente, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.