Design Sem Nome 33

Alopecia e calvície feminina: tem tratamento?

É isso mesmo: pelo menos 50% das mulheres reclama de algum aspecto relacionado ao cabelo, segundo a Sociedade Brasileira do Cabelo. Uma das causas mais comuns dessas queixas é a alopecia, condição que se caracteriza pela redução total ou parcial dos cabelos de uma determinada região da cabeça.

 

A calvície feminina é outro problema que tem aumentado, ocasionando a diminuição aguda dos fios e afetando 5% das mulheres. Só em 2018, houve crescimento de 40% dos casos de procura para resolver essa questão. Ao contrário do que a maioria das pessoas acredita, o transplante capilar não é somente para os homens. No caso das mulheres, a calvície é difusa, espalhando-se em diferentes áreas do couro cabeludo. Toda a área afetada sobre com a diminuição capilar, o que torna o procedimento mais delicado, mas bastante efetivo quando realizado por um cirurgião competente. Os cuidados com a calvície costumam ser limitados e incluir o uso de suplementos vitamínicos e minoxidil, que age no engrossamento da estrutura dos fios.

 

Há, ainda, complicações do organismo feminino relacionados à queda de cabelo: dietas restritivas, distúrbios hormonais, queda capilar pró-gestacional, redução na produção de ferritina e o eflúvio telógeno, que ocorre com o aumento da queda diária dos fios de cabelo. O tratamento requer estabilização da condição de calvície e, se necessário, restauração cirúrgica nos locais afetados.

 

Uma das alternativas que tem tido alta procura é o microimplante capilar para o tratamento da calvície, geralmente feito sob anestesia local. Consiste na retirada de uma parte do cabelo do próprio paciente, geralmente na área da nuca, separando-se as unidades de cabelo a serem implantadas, sempre preservando as raízes capilares. São colocados, então, fio a fio nas áreas sem cabelo. Alguns casos podem precisar de cabelos artificiais. Os cuidados serão avaliados conforme o tipo de cabelo, elasticidade e número de fios por cm², verificando-se a densidade, o ângulo, a direção e o crescimento do cabelo.  



O cabelo está relacionado à autoestima, por isso é importante procurar soluções caso você esteja insatisfeitas com outras questões, como:

 

  • Queda de cabelo: o motivo mais comum é o estresse, pois nosso organismo entende que ele não é parte vital do nosso corpo e, assim, todos os nutrientes necessários para sustentar o fio são transferidos a partes mais debilitadas. 

 

  • Cabelos danificados: ocorre principalmente quando o cabelo passa por descoloração. É necessário investir na hidratação e em cuidados específicos.



 


Imprimir